A qualidade na construção civil é essencial para a permanência de qualquer empresa no mercado. Do planejamento do empreendimento até a gestão e execução das etapas, é necessário prezar pela qualidade em todos os aspectos, garantindo produtividade, qualidade e segurança de todos os envolvidos no processo.
É mais do que um diferencial, a gestão da qualidade é crucial para aumentar a competitividade da empresa e melhorar o serviço que é oferecido aos clientes e usuários da edificação. Quer saber como garantir a sua qualidade na construção civil? Leia este artigo que preparamos para você!
Veja qual é a importância da qualidade na construção civil
É o objetivo de todo gestor de obra executar seu trabalho com qualidade, seguindo o que foi proposto pelos clientes da forma mais eficaz e atendendo ao orçamento e prazos planejados. Para isso, é necessário que toda a equipe tenha consciência sobre os diversos fatores do projeto, desde a elaboração até a entrega da construção.
Garantir uma qualidade elevada em um canteiro de obras não é algo simples e exige algumas medidas para que as construções sejam executadas com agilidade, qualidade e segurança, o que garante a satisfação dos clientes e o crescimento da empresa no mercado.
A busca pela qualidade na construção civil impacta todas as fases de uma obra, a começar pela produtividade da equipe. Ao utilizar as normas técnicas adequadas a cada serviço, por exemplo, a produção fica padronizada e os trabalhadores ganham agilidade em suas tarefas.
Outro benefício da busca pela qualidade é a organização mais eficaz na construção por conta da identificação de todos os processos produtivos que envolvem os clientes, os parceiros e os fornecedores, o que ajuda a evitar o retrabalho e o desperdício de recursos.
Conheça 7 maneiras de aumentar a qualidade das construções
Existem diversas formas para melhorar a qualidade de uma construção, que vão desde um bom planejamento até o treinamento dos colaboradores. Confira agora quais são as principais!
1. Realize o planejamento da obra
O primeiro passo é um bom planejamento. Nessa etapa, deve ser feita a pesquisa de fornecedores, a escolha dos materiais que serão utilizados, a seleção dos profissionais, a elaboração do orçamento, a definição do cronograma de trabalho, entre outras tarefas. Todos esses fatores auxiliam a desenhar o andamento da construção.
Um bom planejamento considera as possíveis mudanças, contratempos e imprevistos que quase sempre ocorrem no decorrer da obra e, por isso, é importante definir prazos realistas para cada etapa.
2. Elimine controles manuais
Devido ao crescente volume de processos e dados gerados no decorrer da administração de uma obra, as auditorias de processos internos têm se tornando mais complexas. Sendo assim, é importante adotar novas ferramentas de gestão para não ficar à mercê de cadernetas ou planilhas físicas, que podem causar falhas e confusões.
Os aplicativos e softwares de gestão oferecem todas as informações necessárias para administrar a qualidade na construção civil de forma prática, intuitiva e centralizada, aumentando a produtividade e dispensando o uso de tabelas e outros controles manuais.
3. Centralize registros
Registrou? Agrupou! Os registros diários da obra faz com que a tomada de decisões ocorra em espaços de tempo menores, além de integrar todos os dados relevantes e possibilitar a visualização deles para todos os setores envolvidos. Esse tipo de tecnologia diminui a ocorrência de falhas e o descumprimento de prazos.
4. Reduza desperdícios
A redução do desperdício de recursos é crucial para a qualidade na construção civil. Materiais armazenados de maneira inadequada podem estragar rapidamente, como é o caso do cimento e de produtos frágeis, como revestimentos cerâmicos. Além disso, é importante contratar profissionais qualificados que saibam utilizar os insumos da maneira adequada, o que evita retrabalhos e a necessidade de novas compras.
5. Analise os resultados
Analisar os pontos fracos e fortes dos processos ajuda a manter a qualidade na construção civil, pois evita que os mesmos erros sejam repetidos nas próximas execuções. Desde a equipe de trabalhadores e fornecedores até os materiais utilizados e prazos estabelecidos, tudo deve ser revisto para melhorar cada vez mais a gestão de futuros empreendimentos.
6. Controle os materiais utilizados na construção
Os problemas com materiais e a logística da construção podem causar sérios atrasos nas obras. Para evitar que isso aconteça, é necessário fazer um controle rigoroso da qualidade dos produtos, bem como das datas de entrega dos fornecedores e do armazenamento desses insumos. Existem diversos softwares e aplicativos que facilitam esse processo, mostrando a agenda de entregas e os materiais que estão em falta e em estoque.
7. Ofereça treinamentos
Ter uma equipe de gestores e operários bem-treinada é essencial para tomar decisões apropriadas e acertadas e confere confiança e entusiasmo para os funcionários. Além disso, com trabalhadores capacitados, as responsabilidades são melhor divididas para evitar que uma pessoa carregue o time nas costas.
Quem se atualiza traz ideias e dinâmicas novas e oferece mais produtividade para a empresa. Quanto mais preparado, maiores são as chances de o trabalhador ser preciso e eficiente.
Como você viu neste artigo, a gestão da qualidade na construção civil visa garantir que as obras sejam entregues dentro do prazo previsto e de acordo com as exigências e especificações do cliente. Para isso, é fundamental que toda a equipe siga o projeto e que os gestores acompanhem os serviços de perto, oferecendo os materiais adequados e treinamentos para os trabalhadores.
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