Cuiabá, Domingo, 25 de Outubro de 2020

Morar em condomínio: pontos positivos e negativos

Data: 02/03/2017

Fórum da Construção / Condomínios Virtuais
Pontos positivos de morar em um condomínio - Pontos negativos de morar em um condomínio

Morar em um condomínio é ter um relacionamento com as pessoas que também moram ali. Isso traz vantagens e desvantagens. 

Se por um lado, as despesas são divididas e aumenta-se a segurança, por outro, é preciso conviver com barulhos indesejados e tomar decisões em conjunto. 

Pontos positivos de morar em um condomínio 

1 – Segurança para os moradores 

Não dá para negar que essa é a maior vantagem de se morar em um condomínio fechado. Não importa se é um condomínio de prédio ou de casas, possuir uma portaria, cercas e, em alguns casos, sistemas especializados de segurança faz toda a diferença. 

Diminui-se a preocupação em deixar a casa totalmente sozinha ao fazer uma viagem, afinal, sempre terá alguém por ali vendo o que acontece na sua residência. Nos casos, é claro, onde existe uma portarias 24 horas, sistema de câmeras e rondas noturnas. 

2 – Opções de lazer 

Hoje em dia, a maioria dos novos condomínios possui uma área de lazer bem diversificada, com piscina, academia, jardins, parquinhos para as crianças, salões de festas e outros benefícios. Em uma casa, seria muito mais difícil ter espaço e dinheiro para a construção e manutenção de tantas possibilidades. 

Com todas essas atrações, você acaba economizando ao deixar de pagar uma academia, um buffet para um festa ou a mensalidade de um clube. Além disso, todas as despesas relacionadas a essa área de lazer é dividida entre todos os condôminos, deixando os custos muito mais baixos. 

3 – Amizade e companhias 

Essa vantagem é ainda mais interessante para quem tem crianças. Dentro do condomínio, é possível fazer boas amizades com os vizinhos. No caso de quem tem filhos, é muito bom poder conhecer também os pais das outras crianças e poder deixá-los brincando livremente, sabendo que estão dentro da segurança do espaço fechado. 

Os adultos também podem se conhecer, criar afinidades e dividir momentos divertidos, seja na piscina ou em um bom churrasco! 

Pontos negativos de morar em um condomínio 

1 – Barulho 

Quem mora em condomínio, precisa estar ciente de que não pode incomodar os seus vizinhos. Música alta, conversas empolgadas, latidos de cachorros ou até brigas, depois do horário estabelecido pelo regimento do condomínio, devem ser evitados. É preciso sempre pensar no outro e programar o horário de visitar na sua casa. 

Também pode acontecer que o seu vizinho não tenha a mesma cordialidade que você e desrespeite algumas dessas regras. Nesse caso, você vai ter que entrar em contato com o síndico e solicitar que o mesmo tome alguma providência legar para solucionar o problema. 

2 – Menos privacidade 

Algumas vezes, além do problema de barulho, as construções dos condomínios acabam tornando as janelas muito próximas. Isso faz com que os vizinhos consigam enxergar o que acontece na casa do outro, diminuindo muito a privacidade. 

Além disso, pelo uso dos elevadores ou encontro nas dependências coletivas, os vizinhos acabam sabendo os horários um dos outros, hábitos e companhias. Isso pode gerar um certo incomodo, pois de uma maneira indireta sua vida pessoal acaba sendo um pouco exposta. 

3 – Acordos 

Como o condomínio é uma comunidade, tudo precisa passar por uma aprovação coletiva. Isso envolve mudanças nas áreas comuns, reformas e até normas de uso de garagem e áreas de lazer. Durante as reuniões de condôminos, é comum ocorrer votações e assembleias. 

A vontade coletiva tem peso muito maior que a individual. Assim, nem sempre as suas vontades ou ideias sobre o funcionamento do condomínio vão ser aceitas ou colocadas em práticas. 

Você mora ou pensa em morar em um condomínio? Concorda com os pontos levantados? 


Fonte:condominiosvirtuais.com.br 

por Redação do Fórum da Construção

Voltar Compartilhar:  
Obras Flex - Seu Guia da Construção
© 2012-2020 - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por E-Belz.Com